Lançada a Coletânea dos Manuais das Residência em Saúde da UFC. Confira!

Data de publicação: 11 de novembro de 2022. Categoria: residência UFC, RESMULTI UFC

Os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Universidade Federal do Ceará constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu, destinados a profissionais da área da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço. São regulados pelas normas dos Ministérios da Educação e da Saúde, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS) e, no âmbito da UFC, da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (COREMU), e das unidades às quais cada programa é vinculado – Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand e as coordenações dos Programas. Com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões, e duração de dois anos, os programas têm como finalidade a formação profissional como orientação para o processo de cuidar, focado na concepção de promoção de saúde, prevenção de doenças ou agravos, recuperação e reabilitação da saúde segundo as necessidades dos seres humanos, tendo em vista os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à saúde e cidadania. Visando o trabalho multiprofissional em equipe, as Residências podem ser cursadas por bacharéis em 8 profissões: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Portaria Interministerial MEC/MS nº 16, de 22/12/2014). Os programas são financiados com bolsa do Ministério da Educação. Possuem carga horária total de 5.760 horas, em regime de dedicação exclusiva. Os residentes estarão cobertos por apólice individual de seguro de acidentes pessoais contratada no momento da matrícula por cada residente.

Para complementar o aparato pedagógico e de ensino dos programas de residência foram lançados 3 livros que servirão de base para os programas e seu corpo discente. São eles:

Clique no título para realizar o dowloand

Livro 1 (2021) – Manual do Residente

Livro 2 (2021) – Manual do Trabalho de Conclusão da Residência