Integração com Extensão
PROSA
PROSA é uma forma de trabalho de extensão universitária para promoção da saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver ações de promoção da saúde junto a populações vulneráveis na cidade de Fortaleza/CE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Produzir diagnóstico situacional das necessidades de saúde de grupos vulneráveis que estejam abrigados pelo Estado na cidade de Fortaleza/CE;
• Realizar capacitação específica na área para os alunos envolvidos no Projeto;
• Elaborar e executar planejamento de ações promotoras da saúde, baseado no diagnóstico situacional, de grupos vulneráveis que estejam abrigados pelo Estado na cidade de Fortaleza/CE;
• Produzir e divulgar pesquisas desenvolvidas no Projeto;
• Propiciar a vivência de experiências de educação em saúde e atenção primária em Fisioterapia.
Metodologia de trabalho
Inicialmente é realizada a seleção do público-alvo para o desenvolvimento desenvolvidas das ações. O próximo passo é construir o mapeamento das unidades do Estado que abrigam o referido público. Com posse dessas informações, é possível fazer o diagnóstico situacional das necessidades de saúde de grupos vulneráveis que estejam abrigados pelo Estado na cidade de Fortaleza/CE será construído a partir de modelos adaptados dos organismos nacionais e internacionais.
A partir das necessidades detectadas será realizada capacitação específica considerando as especificidades do público-alvo e das demandas de saúde para os alunos envolvidos no Programa. A elaboração do planejamento de ações promotoras da saúde será embasada na possibilidade de gerar vivências de educação em saúde e atenção primária em Fisioterapia além de permitir uma transformação dos estilos de vida dos indivíduos atendidos pelo projeto e a modificação de culturas da comunidade em que se encontram.
Ao longo do processo de execução do planejamento de ações promotoras da saúde serão produzidas e divulgadas pesquisas (bibliográficas, documentais e de campo) desenvolvidas no Programa. Em paralelo serão desenvolvidas ações de formação e educação continuada, bem como reuniões periódicas e avaliações anuais do impacto das ações na população alvo.
Público Alvo
O Programa irá contempla três públicos vulneráveis (idosos, adolescentes, mulheres). A seleção do público com o qual serão iniciadas as ações irá considerar:
- As necessidades de saúde registradas na literatura;
- A demanda reprimida por serviços de promoção e prevenção em Fisioterapia, para o determinado público-alvo;
- A possibilidade de habilitação dos alunos para desenvolverem as ações.
Ler mais: https://prosaufc.webnode.com.br/
PRODUÇÕES
Ebook: Abordagem na tentativa de suicídio: manual teórico-prático para profissionais da segurança pública
Ebook: Atenção Básica e Fisioterapia: Pressupostos teóricos para a prática em saúde
Ebook: Transdisciplinaridade e cognição: reflexões teóricas para uma prática direcionada
Ebook: Promoção Da Saúde De Crianças E Adolescentes
Ebook: Ética, violência e a garantia do direito à saúde