gov.br

Grupo de pesquisa Violência, promoção da saúde e populações vulneráveis

VISADO – Saúde e Adoecimento de Policiais Civis no Ceará

Somos um grupo de pesquisadores da área da saúde pública, vinculado ao Programa de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará – UFC. Estamos realizando a pesquisa intitulada Violência vivida, condições de saúde e adoecimento entre Policiais Civis do Estado do Ceará.

O projeto é reconhecido e aprovado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública SUPESP, Delegacia Geral e Departamento de Assistência Médica e Psicossocial – Damps. O projeto visa realizar visitas em departamentos da PC-CE da capital e do interior, a partir da resposta a um questionário, com o objetivo de alcançar o máximo de profissionais da segurança.

Sem fins lucrativos, o projeto, é uma pesquisa voluntária vinculada à pós-graduação em saúde coletiva junto com o departamento de fisioterapia da UFC, é realizado por alunos desde a graduação até o doutorado e com parceiros voluntários, que visa conhecer as condições de saúde, adoecimento e violência vivido pelo policial. Pode-se esperar alguns benefícios, tais como: o conhecimento para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias para ações de prevenção e de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e as condições de trabalho dos policiais.

Os resultados finais da pesquisa serão repassados para a Delegacia Geral, onde serão observadas quais são as situações de riscos de adoecimentos dos servidores da PC-CE, bem como serão traçadas ações em termos de políticas públicas junto à instituição para promover melhorias e qualidade de vida dos profissionais.

Para saber como está a saúde desse policial, solicitamos as respostas de um questionário autoaplicável, no qual o próprio policial responde sobre sua saúde. Para participar da pesquisa o policial só precisa entrar em contato com o WhatsApp(85) 992257299, solicitar o link do questionário. A pesquisadora irá perguntar o cargo e o departamento do policial, após a resposta, a mesma irá enviar um código, que será utilizado no questionário, esse código é apenas uma forma de individualizar as respostas.

Segue os passos:

Ressaltamos que o banco de dados do questionário é de domínio da universidade, onde garantimos que as informações conseguidas através da sua participação não permitirão a identificação da sua pessoa, sua privacidade será respeitada. O questionário não solicita nome, CPF, RG ou matrícula, portanto qualquer outro dado que possa lhe identificar será mantido em sigilo.

ATENÇÃO: Se você tiver alguma consideração ou dúvida, sobre a sua participação na pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da UFC/PROPESQ – Rua Coronel Nunes de Melo, 1000 – Rodolfo Teófilo, fone: 3366-8344. (Horário: 08:00-12:00 horas de segunda a sexta-feira).

Algumas das nossas ações realizadas e divulgadas no site da PC-CE:

Abaixo, os vídeos de ações retrospectivas:

Vídeo 1

Vídeo 2

Além do mais, contamos com a colaboração de nossos policiais civis, divulgação da nossa pesquisa e resposta ao questionário para que assim possamos nos dirigir até você e realizar ações de saúde necessárias.